domingo, 26 de maio de 2013

A espetacular vida da morte


 
 
Editora: Gutenberg
Autor: M.J. Macedo
Ano: 2012
Páginas 245
 
              ***
Horácio Portobello é um jornalista bacana e muito dedicado ao seu trabalho, contudo após um incidente com o Editor da revista a qual trabalha (A verdade nua), Horácio se viu desempregado e sem grana, e para resolver esse pequeno infortúnio Horácio começa um novo empreendimento,vender Cachorro quente, e é num dia "árduo" de trabalho enquanto preparava um dogão duplo com molho especial Cheddar + guaraná quando um acidente envolvendo carros, vacas e adubo aconteceu, dando muito trabalho para os bombeiros que tiveram que salvar os soterrados pelo adubo muito malcheiroso, uma misteriosa figura vestindo um manto preto com capa puída, segurando uma foice e com uma voz imponente e misteriosa diz: “Vê ai um dogão duplo, por favor! Ah e sem purê!”. Após o espanto e quatro dogões + guaraná e um bom papo sobre a existência de algo improvável a Morte pede ao Horário que seja o escritor de sua biografia!
A espetacular vida da morte de M.J. Macedo é um livro engraçado e irônico, aonde a Morte conta várias histórias de experiências de vida (ou morte) do seu emocionante trabalho que a própria morte leva com bastante indiferença, deixando a leitura muito mais descontraída.
Apesar de ler ótimas resenhas sobre esse livro, das indicações e da capa que, diga-se de passagem, é muito bacana, ao ler o livro à impressão que tive foi de ver um filme pastelão. As cenas narradas quase sempre eram clichês (sem problemas até então),muito obvias e sem muita criatividade. Sim, consegui rir bastante, mas esperava um livro melhor!
 Com exceção da Morte, os personagens eram básicos, ao ver o jeito do Horácio não conseguia para de pensar em Leslie Nilsen no filme “Corra que a Policia vem ai!”, amo o filme, mas não ficou legal um livro com essas características, Bem como o editor da revista que sofria de todos os tipos de problemas causados por Horácio como uma versão um pouco mais sofisticada do personagem Seu Barriga do “Chaves”.
No geral é um bom livro, uma história bacana e fácil de ler. MJ foi bacana com uma ideia de escrever a biografia da Morte, incluindo vários personagens bacanas como As Fadinhas com treinamento militar. Apesar de não ter atingido minhas expectativas, apesar de ter achado a capa mais interessante que o livro em si, é um ótimo livro para quem quer dar algumas gargalhadas!
 
OBS: Todas as palavras "BACANAS" foram propositalmente colocadas no texto.

Nenhum comentário: