terça-feira, 29 de junho de 2010

O morro dos ventos uivantes (Wuthering Heights) - 1847



O morro dos ventos uivantes de Emily Bronte, usando o pseudônimo masculino de Ellis Bell, Tem a história central focada em dois personagens Heathcliff e Catarine, ele ambicioso e arrogante, ela egoísta e mimada.


Quando Criança o Pai de Catarine, achou Heathcliff e resolveu pegá-lo para criar, mas esse gesto de bondade morre junto com o pai, e logo o irmão mais velho de Catarine, Hindley, coloca Heathcliff para trabalhar, maltratando o joven de todas as maneiras possíveis. Eles cresceram juntos e por consequências impostas pela sociedade e pelas pessoas da própria família, nunca puderam realmente ficar juntos. A morte prematura de Catarine ainda no inicio do drama, ao dar a luz a uma menina filha de seu marido Edgar, abala Heathcliff despertando seu lado vingativo e cruel.


Então o livro fica interessante, e tem um desenrolar pouco aceitável hoje em dia (talvez por isso o filme não tenha feito sucesso). Não pretendo contar a história do livro até seu final e sim comentá-la. Heathcliff se vinga e nos faz odiá-lo sem muito esforço, contudo no fim percebendo que a vingança mesmo que tardia não resolve e o Amor, mesmo que reprimido ainda existe e mais forte, Heathcliff então resolve se entregar a morte certo de que ficará com a sua Catarine 18 anos depois, e é nesse momento que consegui entender todas as atitudes ruins tomadas por ele em todo livro, pois o que ele queria através da vingança era não esquecer todas as lembranças que tinha da sua amada. Uma vez concluído o seu plano maquiavélico ele percebeu que Catarine ainda continuava viva em seu coração.


De todos os personagens quero destacar uma: "Nelly" Dean que narra o drama, os outros mostram-se como qualquer ser humano, com interesses, mentiras egoísmos, mas Nelly com suas preferências e pré-julgamentos nos faz acreditar que existem pessoas boas no mundo.
É um livro que indico a todos que amam ler!!!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Desistir..................

Hoje indo cumprir minhas obrigações de qualquer assalariado neste país (indo trabalhar pra quem não entendeu), li em uma camisa a seguinte frase " never give up!" ou "nunca desista!", e justamente nessa hora fiquei imaginando o que significa desistir.


Desistir........ renunciar a; abrir mão de; não querer continuar; (Aurélio)


Muitas definições que significam a mesma coisa.. "parar" com os planos, com o caminho, com atitudes, enfim, nos nossos dias atuais um desistente é passado por fraco ou medroso, e se torna mais difícil desistir com tantas mensagens de "anti desistência" usadas em todos os lugares que passamos. Mas o que realmente significa desistir?

Começarei dizendo que temos que analisar o contexto, há situações em que desistir não é a melhor escolha, mas cabe a cada um de nós julgar a nós mesmos (bem redondo)... Desistir de um viciado, de um crescimento econômico, de uma recuperação viável não faz sentido. Contudo há situações em que desistir é o melhor caminho. Explicando melhor..

Desistir de algo não significa falta de coragem, mas ter certeza de que não vale a pena tentar, quando temos consciência do caminho a ser percorrido e das dificuldades a ser enfrentadas, por algo que não vale tanto empenho ou dedicação, abdicamos, entregamos, paramos, desistimos...


"Saber a hora de desistir é tão importante quanto lutar por aquilo que se ama (ou acredita), é deixar de iludir a si mesmo." Benilson Sousa (grifo meu)


Este texto é muito mais que um assunto, é uma atitude. TalveZ desistir seja a palavra errada pra atitudes certas.. Em outras palavras "tem vezes que temos que poupar uns jogadores, quando sabemos o resultado final da partida".

domingo, 20 de junho de 2010

He still love me (legendado)

Tudo que fazemos pode não ser o bastante para o mundo, mas o Senhor ainda assim nos ama!

"O que darei ao Senhor por todos os benefícios que tem me feito?"

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Em algum lugar

Não são rimas, nem poemas, não sou como grandes autores que através de lindas palavras, descrevem de maneira inusitada, sem sentido e metaforicamente, sobre sentimentos que o ser humano no geral não conhece por completo. Usarei palavras, expressando tudo o que posso o mais claro possível, usando a lógica também. Com o tempo e experiências adquiridas (me sinto com 80 anos), aprendi sobre o que diz o coração, afirmo que não sei mais que ninguém " a vida é um eterno aprendizado", mas observando atitudes e comportamentos MEUS, chego a conclusão de que mesmo sem ter certeza do que quero, tenho a absoluta certeza do que não quero! Estranho e confuso?! E é.

Talvez lendo até aqui você diga: "ainda não entendi nada", mas este post, já perde o sentido, por simplesmente falar de sentimentos. Chego a conclusão de que quanto mais nos aprofundarmos a respeito, mas confuso ele será. Então o que fazer, quando dúvidas enchem nossa cabeça, enquanto certezas criam raízes no coração?

Tenho meu lema " na dúvida não fale, faça, aja", espere, pense e repense, pese e pondere.

Numa conclusão onde a lógica habite, ou seja, razão e emoção de mãos dadas, poderemos dar nosso próximo passo. Em algum lugar ACHAREMOS O OBJETO DE PROCURA


Mesmo que doa...

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Uma data especial




Quero começar este post com um desabafo! Passamos por muitas coisas ruins e boas nessa vida, e algumas pessoas estão em todos momentos nos apoiando e ajudando, e como posso esquecer a data de aniversário daquele que foi importante desde o momento que se tornou meu AMIGO??? Como eu consigo passar por ele, e não lhe dar os parabéns??? E mesmo assim ele continuar meu amigo!? =D .. pensei em comprar-lhe várias coisas, mas dinheiro me faltou, pensei em fazer-lhe um vídeo, (Aline ia ficar com ciúme).... enfim, resolvi fazer o que sei melhor.. ESCREVER!


O que falar do Leandro! Ele é chato, implicante, irritante, + chato.. mas essas "qualidades mal administradas" somem, quando ele passa a ser atencioso, companheiro, humilde e muito, muito engraçado. Em momentos que é preciso ouvir algo, Leandro nos dá uma canção.. literalmente falando... ele enche a gente até aceitar pelo msn, ou bluetooth.. Quando estou de mal humor, ele faz questão de me deixar com mais raiva.. mas no final não fico (AFF).


O que mais admiro no Lê? sua fidelidade a Deus, e sua dedicação a obra, Deus o tem abençoado lhe dando músicas, e o dom de Cantá-las. Uma experiência incrível, ser a backvocal dele (srsrsrs)


Se continuar escrevendo, dará 17:00hs e ele vai reclamar, pois prometi a surpresa e acho que ele pensa que é de comer.. (SURPRESAAAAAAAAAAAAAAAAAA).




Lê.. quero que Deus te abençoe, oro sempre por vc.... é o mínimo que posso fazer agora rs, o máximo é te aturaaaaaa rsrs zoa... vc merece..


Quero que saiba:


"Amizade e companherismo é carregar seu amigo nas costas e fazer o vôo da águia.Viver implorando pela reciprocidade não é Legal. Sentir falta dela também não. Mas é também andar como se fosse uma única mente em corpos separados, mesmo que não se pense, aja ou não verbalize igual. Mas saber que se tem o apoio total daquela pessoa."


e terminando nas palavras de Vinicios de Moraes:

"Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos"


Fabricia Almeida... Para meu amigo Leandro!

domingo, 13 de junho de 2010

...


" Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. A música embala, as artes visuais animam, as artes vivas (como a dança e a arte de representar) entretêm. A primeira, porém, afasta-se da vida por fazer dela um sono; as segundas, contudo, não se afastam da vida - umas porque usam de fórmulas visíveis e portanto vitais, outras porque vivem da mesma vida humana. Não é o caso da literatura. Essa simula a vida. Um romance é uma história do que nunca foi e um drama é um romance dado sem narrativa. Um poema é a expressão de ideias ou de sentimentos em linguagem que ninguém emprega, pois que ninguém fala em verso. "

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Pessoas Comuns


O que realmente classifica uma pessoa? Quais os padrões estipulados pela sociedade, na qual ela vive sem escolhas ou opções, que dirá se ela deve ser aceita ou não?
Passamos por pessoas comuns todos os dias, vivemos entre humanos com sentimentos, que trabalham ou não, que pode estar naquele momento precisando de uma ajuda, mesmo que seja um ouvido, ou um abraço. E o que fazemos?
É fácil ajudar um amigo, dar lugar a um velhinho no ônibus, ou dar um trocado ao necessitado, mas a verdadeira questão é: já tentou se igualar a ela?
O que nos faz melhor que eles? O que nos faz pior?
Não me prolongarei neste post, que marca minha volta (de novo)! só quero deixar uma pequena resposta as essas duas últimas perguntas: NADA
Somos todos iguais perante Deus, então temos que ser iguais perante ao nosso próximo, isso mesmo! Pode ser o BONO ou a senhorinha que precisou de um guarda-chuva numa tempestade. Isso me deixa feliz, na verdade saltitante de alegria, não sendo irônica.
Jesus, o maior líder, psicólogo, amigo, conselheiro e salvador, veio para essas pessoas, "as comuns" .. veio para nós comprovado em seus 4 primeiros livros do novo testamento (Marcos 2:17 mais específico). Ele não procurou reis, imperadores, estrelas do Rock.. ele procurou VOCÊ.
Pense nisso.. eu pensei e isso fez uma grande diferença!
Fabricia.